Governança de ponta a ponta: Viamão, município da grande Porto Alegre com mais de 220 mil habitantes, é case de sucesso GOVBR

Um dos maiores munícipios da região metropolitana de Porto Alegre, Viamão, vem utilizando cada vez mais as nossas soluções de governança para se tornar um modelo de transformação digital e inovação na gestão pública com impacto direto nos cidadãos.

Hoje, todas as entidades governamentais de Viamão – incluindo Prefeitura, Câmara Municipal, EPTV (empresa de trânsito da cidade) e IPREV (Instituto de Previdência) – estão sendo atendidas por soluções 100% em nuvem da GOVBR que garantem segurança, continuidade e contingência dos dados, sempre com grande foco no cumprimento de todos os requisitos legais. Assim, a cidade dá um grande passo em direção ao SIAFIC, nova lei que entra em vigor em 2023 prevendo que todos os entes municipais utilizem um mesmo sistema de gestão.

Com nossas soluções, Viamão consegue usufruir de uma melhora na administração pública de ponta a ponta. Faz a gestão interna com mais agilidade, produtividade e transparência, incluindo atividades como gerenciamento da folha de pagamento, de patrimônio, de frotas e licitações. Por meio da solução GOVBR Sala de situação, acompanha como está o andamento do município através de painéis com indicadores. E oferece melhores serviços digitais à população através de aplicativo, incluindo consultas, exames, acompanhamento do desempenho escolar, pagamento de tributos via PIX, solicitações referentes à iluminação e ao patrolamento público, tudo com mais conforto e velocidade, sem a necessidade do cidadão precisar sair de casa.

Para atender as necessidades do cidadão, tanto pessoa física como jurídica, o GOVBR Processo Digital trouxe melhorias significativas para os trâmites de liberação de alvarás, habite-se e licenças ambientais, uma vez que os contribuintes podem agora dar andamento de forma online a processos que antes exigiam o deslocamento até a prefeitura para acontecer.

Com o GOVBR Processo Digital, a prefeitura também está economizando tempo de processamento dos dados, pois todos os documentos são digitais. A solução ainda traz os apontamentos das leis municipais e o uso do mapa digital do município integrado ao georreferenciamento dos lotes da cidade, que são dimensionados a partir dos dados do IPTU, por exemplo. “Alvarás de baixa complexidade podem ter autoaprovação, enquanto a liberação de outros documentos com agilidade permite que obras comecem mais rápido”, destaca Rafael Sebben, diretor da GOVBR.

Mas não é só a economia de tempo que entra na conta. Como resultado da implementação, o município economiza no uso de papel, de cartório e de combustível, já que há menor necessidade de impressões e deslocamentos de servidores. A estimativa feita através da calculadora localizada aqui em nosso site aponta que o município possui um potencial de contenção acima de R$ 200 mil por mês. Além disso, o GOVBR Processo Digital amplia a transparência dos status dos processos, que podem ser acompanhados pelo cidadão de forma online, de qualquer dispositivo.

Atendimento 360º

Para realizar uma operação aprimorada e segura de todas essas soluções, Viamão ainda conta com todos os módulos de suporte do nosso Atendimento 360°, que apoia, resguarda e capacita continuamente os servidores. O Atendimento 360° amplia ainda mais a proximidade que a GOVBR tem com cada cliente. Ele é composto por Assessoria Técnica e Implantação, Plataforma de Atendimento e gestão de Chamados, WhatsApp, Consultoria de Produtos e Serviços, Central de Atendimento, Educacional e Acompanhamento Permanente. Todos estes serviços levam o conhecimento de negócio da GOVBR para auxiliar os municípios em suas demandas diárias.

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